sexta-feira, 18 de março de 2011

SOLIDARIEDADE: Equipe de saúde do GHC faz diferença em São Lourenço

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) mantém dez profissionais de saúde em São Lourenço do Sul, município gaúcho atingido por uma enxurrada no dia 10 de março. A equipe se divide entre o trabalho na Emergência da Santa Casa de Misericórdia da cidade e a aplicação de vacinas contra doenças como hepatite e tétano. Até o dia 14 de março, cerca de 9,5 mil doses já haviam sido aplicadas na população. Mais de 60% dessas imunizações, cerca de 5,7 mil, foram feitas por profissionais do Grupo.

A equipe do GHC que atua em São Lourenço é composta por uma médica, quatro enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. A ajuda desses profissionais foi solicitada pela Secretaria Estadual da Saúde ao superintendente do Grupo, Neio Lúcio Fraga Pereira. Os atendimentos nos hospitais do GHC não estão sendo prejudicados com o envio da missão.

_ Uma de nossas maiores preocupações aqui é as doenças infectocontagiosas, como a leptospirose, transmitida por água contaminada _ disse o enfermeiro Cléber Verona, que está na cidade.

O trabalho em São Lourenço teve início no dia 11 de março, quando o superintendente do Grupo e o enfermeiro Cléber Verona viajaram para o local. Neio Lúcio Fraga Pereira representou o Ministério da Saúde no esforço para socorrer as vitimas. Em reunião com o secretário de Saúde de São Lourenço do Sul, Arilson Cardoso, e com Alethea Sperb, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, o superintendente do GHC ajudou a estruturar um plano de socorro no município. 

No dia 12 de março, uma segunda equipe do GHC foi enviada à cidade. No mesmo dia, o superintendente do Grupo retornou à Capital. Ainda não há data definida para o retorno dos demais profissionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário