quarta-feira, 16 de março de 2011

Comissão de Direitos Humanos e Minorias acompanhará investigações do caso Tairone

A deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB/RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados anunciou que a Comissão acompanhará as investigações do assassinato jovem esportista Tairone da Silva, de Osório. Manuela falou hoje na Câmara sobre o assunto. "É um quadro grave que merece nossa atenção", disse a parlamentar. Confira a seguir a íntegra do discurso.

“Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, quero trazer ao conhecimento desta Casa mais um episódio do grave cenário de violência que atinge nosso país, e de forma mais perversa a nossa juventude.

Na última sexta-feira, o jovem esportista Tairone da Silva, bicampeão brasileiro de boxe na categoria 75 quilos, foi assassinado na cidade de Osório.

O autor deste crime já confessou e teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça.
Mas, senhor presidente, a pedra do jovem Tairone é um duro golpe para aqueles que lutam em defesa do esporte e da juventude. Tairone é o exemplo dos talentos que nosso país perde com a violência. Com apenas 17 anos, ele se destacou em competições nacionais e internacionais. Isso prova que o investimento em esporte permite à nossa juventude alçar grandes voos.

Infelizmente, o trágico falecimento de Tairone não é um quadro isolado. O Mapa da Juventude divulgado pelo Ministério da Justiça no mês passado mostra que nossa juventude é a principal vítima da violência urbana no Brasil. De fato, o estudo conclui que o número de homicídios contra jovens no Brasil aumentou na última década, sem dar sinais de que esta tendência está sendo revertida.

No triste ranking dentre os países onde os jovens são mais atingidos pela violência, ocupamos um desonroso 6º lugar entre os países que mais perdem jovens assassinados no mundo.  Perdemos nossa juventude, nossos talentos, e nossas promessas no esporte, na cultura, na ciência, em suma, no desenvolvimento.

É um quadro grave que merece nossa atenção.

Na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, irei enfrentar este debate e desde já convido a todos os nobres colegas a participarem desta busca de políticas públicas que combatam a violência.

Nossa Comissão também irá acompanhar as investigações na cidade de Osório.
Meus votos de solidariedade para a família e os amigos de Tairone neste momento de dor.

Muito obrigada.

Dep. Manuela d’Ávila
(PCdoB/RS)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário