domingo, 14 de março de 2010

1o. Encontro Nacional de Trabalhadores em Telemarketing e Teleatendimento


O gabinete da deputada Manuela esteve presente neste sábado no 1º Encontro Nacional de Trabalhadores em Telemarketing e Teleatendimento que está ocorrendo nos dias 12, 13 e 14 deste mês em Belo Horizonte-MG, o evento está sendo realizado com o apoio de sindicados dos trabalhadores em telecomunicações de AL; BA; CE; DF; MA; PA; PB; PI; RN; RO; RS, SE e SintPQ e teve como convidades o Sintratel SP e CE.
O Gabinete participou da mesa Regulamentação da Profissão e Ações Jurídicas para o setor.
A deputada Manuela está elaborando desde o final do ano passado, em conjunto o deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) um projeto de lei para a categoria, para definir o universo abrangido por esta ocupação, definir jornada, intervalos e repousos remunerados, bem como as vedações a atitudes por parte dos empregadores e ainda, equiparar as atividades destes trabalhadores a atividades previstas na NR 15 que trata das Atividades e Operações insalubres.
Dados apresentados no encontro afirmam que um em cada cem trabalhadores em call centers se suicida no local de trabalho em decorrência das pressões que sofrem, bem como que as jovens mulheres trabalhadoras desta categoria sofrem um alto índice alto de incidência de infecção urinária pelo fato das restrições existentes para irem ao banheiro. E ainda, esses trabalhadores adoecem em 18 meses em média, devido as condições de trabalho e alta pressão por produtividade que são exigidas dos mesmos, tendo alto índice de trabalhadores em auxílio no INSS.
Este ano os trabalhadores de telemarketing devem chegar a um milhão, a categoria é formada essencialmente por jovens.
Decorrente do debate surgiram sugestões para aperfeiçoamento do projeto, a fim de que ele contemple todas as principais demandas desta importante categoria. As sugestões foram colhidas e o projeto deve ser apresentado nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário