sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia internacional em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho















No dia 28 de abril de 1969, ocorreu uma explosão na mina de Farmington – Virgínia – EUA, onde morreram 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou essa data como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, regulamentado pela Lei nº 11.121/ 2005. Em todo o mundo, a data lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. Em nosso país, onde a mais valia é explorada ao extremo agora mais ainda com as terceirizações que afugentam o trabalhador, os números impressionam e apontam para uma batalha constante e que a cada ano morrem aproximadamente 3 mil trabalhadores, uma morte a cada duas horas de trabalho e os acidentes ultrapassam os 300 mil, em média 3 acidentes a cada minuto trabalhado. Segundo estimativas da OIT, ocorrem mundialmente, a cada ano, números assustadores chegando a quase 270 milhões de acidentes de trabalho, sem contar as doenças ocupacionais que chegam aproximadamente, 160 milhões de casos.

O reflexo destas alarmantes ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, apenas 1% a 4% das doenças do trabalho são notificadas.

Acreditamos que este tema é pertinente para atual conjuntura que estamos construindo em benefício da classe trabalhadora. O acompanhamento sindical fortalece a estrutura do trabalhador, proporcionando o conhecimento dos seus direitos e o espaço de diálogo com o empregador, a previdência e a justiça do trabalho.

O nosso mandato cumpre um papel importante na construção da soberania da classe trabalhadora e seguimos acompanhando os passos do fórum sindical de saúde do trabalhador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário