quarta-feira, 18 de maio de 2011

Beijaço na UnB – um ato simbólico contra a homofobia

Foi realizado ontem, 17, na Universidade de Brasília um beijaço gay em celebração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia. O ato político foi acompanhado de falas de estudantes, professores e parlamentares contra o preconceito em favor dos Direitos Humanos. Uma celebração da diversidade como elemento de construção da igualdade. Um chamado cidadão à participação na Marcha Nacional Contra a Homofobia que acontece hoje, 18, em Brasília.

Entre os presentes, as deputadas Manuela D’Avila (PC do B-RS), Érica Kokay (PT-DF) e Jean Wyllys (PSOL-RJ), que se revezaram ao microfone para expressar palavras de apoio à causa LGBT. “Há séculos atrás milhares de mulheres foram queimadas em nome de Deus. Hoje, a luta LGBT disputa o direito à liberdade dos corpos e à felicidade contra a intolerância”, disse a deputada Érica Kokay.

O ato faz parte da II Semana UnB Fora do Armário, organizada pelo grupo político Brasil e Desenvolvimento e pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília.

Eu apóio

“Essa é uma luta de todos, sejam homo ou heterosexuais. Uma luta pela liberdade, pelo direito de qualquer ser humano à felicidade. Um debate que não pode ficar preso à universidade. Tem que sair às ruas, ir aos tribunais, plenários, escolas”.
Edemilson Paraná, integrante do grupo Brasil e Desenvolvimento.

“Eu sou heterossexual, mas luto, contribuo e participo deste ato, inclusive beijando outro homem, porque essa é uma mensagem política e simbólica”
Yuri Soares, integrante do DCE- UnB.

“É fundamental que esta luta esteja ligada ao combate amplo contra todo tipo de opressão e exclusão”.
João Telésforo, grupo Brasil e Desenvolvimento.

“A importancia da afirmação da cidadania LGBT inclui a luta contra a apropriação capitalista das nossas relações de afeto”.
Mayra Cotta, Brasil e Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário