quarta-feira, 30 de março de 2011

Manuela e parlamentares protocolam ação contra o deputado Jair Bolsonaro



Na terça-feira à noite, a deputada Manuela d`Ávila protocolou uma representação contra o deputado Jair Bolsonaro em cinco órgãos diferentes. A representação foi entregue ao presidente da Câmara e feita por 20 deputados, entre estes, Jean Wyllys, Brizola Neto, Jandhira Fegalli, Chico Alencar, Ivan Valente, Perpetua Almeida, Padre Luis Couto, Domingos Dutra, Emiliano José, Luiza Erundina, Luis Alberto, Edson Santos, Erica Cokay. 

Entre a solicitação do grupo à presidência casa está o pedido para que a Corregedoria investigue e denuncie, se achar correto, ao deputado para o Conselho de ética por quebra de decoro; encaminhamos à Procuradoria Geral da República para que tomem as medidas judiciais cabíveis; encaminhamos ao Conselho de Direitos da Pessoa Humana e Secretaria da Igualdade Racial; e um pedido para que seu partido (PP) faça nova indicação para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

A representação por crime de racismo foi protocolada na Corregedoria da Câmara, Secretaria de Direitos Humanos, MP Federal , Cepir (Conselho de Promoção da Igualdade Racial) e no Partido Progressista, partido de Bolsonaro. Os presidentes dos partidos dos deputados que deram entrada nas representações já estão sendo contatados para representarem no Conselho de Ética da Câmara.

O dia foi de mobilização tanto na Câmara como na internet, via twitter e e-mails. “Quem assistiu as declarações do Deputado Jair Bolsonaro sobre mulheres, homossexuais e mulheres negras certamente ficou indignado. Ao ofender uma mulher negra daquela forma ele cometeu o crime de racismo. E eu não poderia, como militante e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deixar de lutar para que ele seja punido. Assim como qualquer brasileiro deve ser”, afirmou Manuela.
Dia carregado de luta pelo respeito as diferenças e pela vida. Relançamos num belo ato a frente parlamentar lgbt. Militantes de todo o país lotaram o congresso. Alegre e emocionante, como sempre.
Mas a alegria dura pouco. Até porque, nesse caso concreto, a alegria apenas nos dá forças para superar obstáculos. E hoje... Bem... Superamos uma porção deles. 

No mesmo dia das polêmicas provocadas pelas declarações de Bolsonaro, foi relançada na Câmara, com a casa lotada, a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. “Nosso povo não é preconceituoso e compactua com atitudes assim, por isso lutamos por leis que transformem a homofobia em crime e a união civil homoafetiva”, explicou Maunuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário